Prefeitura sabia de obra. Mas rua está cheia de lama
Um morador da rua Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Azambuja, estava fazendo uma escavação autorizada em um morro ao lado de sua residência, com a intenção de tocar adiante uma construção. Em contato com a secretaria de Obras, o secretario Antonio Maluche Neto disse desconhecer o fato, providenciando imediata fiscalização.
Há muita lama derramada em quase toda a extensão da rua, provocando o entupimento de boca de lobos e colocando em risco a segurança de veículos e pedestres. Segundo Maluche, o proprietário será obrigado a limpar a sujeira.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) transmitiu um comunicado ao Jornalismo da Rádio Cidade que diz: “Referente às obras de terraplanagem na Rua Nossa Senhora de Lurdes, a FUNDEMA esclarece que o proprietário possui a licença para a execução de terraplanagem. Porém, todas as empresas que atuam com maquinário de terraplanagem não podem causar problemas na via pública, tão pouco deixar lama para entupir bocas de lobo como é o caso da referida rua.
A FUNDEMA enviou fiscais ao local para notificar o proprietário e a empresa de terraplanagem. Além disso, os mesmos receberam orientações para não executar tais serviços em dias de chuva e paralisar a terraplanagem enquanto a as condições climáticas não forem adequadas ao serviço. A equipe solicitou ainda que o proprietário agilize a limpeza da via imediatamente.
A diretora da Fundação Municial do Meio Ambiente (Fundema), Eudez Pavesi, informa que o plano diretor do município disciplina o uso de lonas nas caçambas dos caminhões que transportam barro ou materiais do gênero nas vias públicas.
Portanto, a FUNDEMA chama atenção das empresas de terraplanagem para que cumpram esta legislação sob pena de serem multados por acarretar problemas decorrentes da lama ou poeira aos moradores e veículos das localidades. Ainda alerta que tais serviços não devem ser executados em dias de chuva, para evitar a obstrução das boca-de-lobo.”